23/10/07

Minerva



colocação do algodão prensado




Ontem tive que construir uma imobilização gessada da cervical ao Sr. João, que na passada semana lhe fora estabilizada uma fractura cervical com cerclage, e para repouso da cirurgia foi-lhe prescrito uma imobilização gessada “Minerva”.

Estes doentes devem iniciar o plano inclinado dois a três dias antes, bem como a tricotomia do couro cabeludo para uma boa adaptação da imobilização ao craneo e deve manter-se sentado durante a execução da imobilização.

Conforme vemos nas fotos, iniciamos a preparação, vestindo uma malha de gersey de 30cc, com dois cortes laterais coincidindo com as entradas dos membros superiores, esta malha vai desde o umbigo até ao topo da cabeça.
Coloca-se um cabresto, que eu preferi com uma ligadura de 20cc, fazer um corte longitudinal, mais ou menos a meio da ligadura com 2 metros, e fiz passar pela cabeça no sentido frente-trás até ao pescoço e rodar para apoiar no mento pela frente e atrás da orelha por trás. Depois de traccionado retirei o colar de filadélfia e fiz o penso da sutura cirúrgica.
Colocada a malha para a cabeça fiz um corte na zona da face libertando os olhos, nariz e boca,
Iniciei a colocação de algodão prensado, e de seguida a passagem das ligaduras de resina sintética “Rhena Cast”, cobrindo todo o tórax, nos ombros deixando amplos movimentos dos braços. Com uma tala fiz o reforço ao nível da nuca desde a cabeça até ao meio das costas e duas a três circulares no frontal, passando por trás das orelhas e envolvendo o mento.
Fiz um corte com cerca de 3ccx2cc ao nível do pescoço para acesso à traqueia em SOS.
Finalmente fazem-se todos os acabamentos de forma a ficar sem zonas contundentes para a pele. Orelhas livres de contacto com o gesso e testa-se a mobilidade da mandíbula.







preparação com malha 30cc e tracção com cabresto