20/10/09

Posso molhar o gesso ?

É o grande drama da juventude ( e não só) portadora de uma imobilização gessada, e agora como é que eu tomo banho?
Por vezes os profissionais de saúde menos esclarecidos informam os utentes que com os “novos gessos” sintéticos já podem tomar banho, é um descanso. Mas depois cabe-nos a nós desmontar toda esta informação.
Assim é, as ligaduras de resina sintética, depois de secas podem e suportam a água, o mal está que para confeccionarmos uma imobilização temos sempre que proteger as proeminências ósseas, e almofadar todo o segmento a imobilizar sob risco de criarmos lesões abrasivas da pele. Devemos sempre informar o utente que não pode sob qualquer pretexto molhar a imobilização gessada seja de pasta de paris ou sintético, poliuretano, poliéster ou outro, não pela imobilização mas pelos materiais usados na sua protecção e almofadamento da pele.
Mas com os novos materiais de almofadamento da Smith&Nephew o DELTADRY ou da X-LITE espuma, que são materiais resistentes à agua, e aqui sim, após o almofadamento com estes materiais é possível colocar a ligadura de resina e permitir a um atleta nadar, fazer desportos aquáticos. Para retirar as partículas de água que sempre ficam debaixo da imobilização com um secador de cabelo no ar frio, ou aguardar que evaporem.