15/05/07

cruzeiro porto-régua-porto- encontro "o enfermeiro na sala de gessos"

cruzeiro porto-régua -- encontro de enfermeiros de sala de gessos

Os enfermeiros Luis Botelho, Rui Rosas, Nelson Pires e Emanuel Laranjeira, organizam no dia de 25 de Maio de 2007, o encontro em cruzeiro porto-régua-porto" o enfermeiro na sala de gessos" constando do excelente programa:
08:30 embarque no cais de Vila Nova de Gaia
partida - destino Régua
pequeno almoço a bordo
09:30 11:00
experiências na sala de gessos
integração de novos profissionais
perfil do enfermeiro
sessão prática
imobilizações gessadas
11:00 chegada à barragem
crestuma-lever (desnível 14m)
12:00 almoço a bordo
14:00 chegada à barragem
carrapatelo (desnível 36m)
14:30 16:00
inovações na sala de gessos
16:30 chegada ao cais Régua
17:00 partida - destino Gaia
19:00 chegada prevista a Gaia
palestrantes Deolindo Pinheiro, Emídio Cunha, Manuel Melo e Júlio Marinho
secretariado sevenprof,
patrocinadores
HARTMANN e Smith&Nephew

2 comentários:

fv disse...

as palavras por mim proferidas na sessão de abertura.
Bom dia. Os meus cumprimentos aos presentes, felicito a organização, os snrs. enfermeiros Luís Botelho, Rui Rosa, Nelson Pires e Emanuel Laranjeira pela maravilhosa ideia, que colocaram em prática neste passeio, e que nos vai proporcionar um agradável dia.
pessoalmente sinto-me particularmente honrado pelo convite.
manifesto o meu agrado por poder pertencer a este excelente prupo e ter aqui presentes como palestrantes os snrs enfermeiros Deolindo Pinheiro,manuel Melo, emídio cunha e Júlio Marinho referências nacionais da enfermagem e particularmente na sala de gessos.
Receberem-nos tão bem, tendo como paisagem a cidade do porto e com este faustoso pequeno almoço é deveras divinal e um bom prenúncio do inesquecível dia que iremos passar juntos, por que depois do barco partir, saior daqui só a nado.
A minha presença neste evento, é dese a primeira hora, tal como na vida, nunca rejeitar um convite para padrinho, lá vou avisando sempre, que haverá outros mais dotados que eu, mas nunca deixaria de apradinhar este acto, ,porque quero ver crescer este rebento, conhecer melhor a sua identidade, e acompanhar o reconhecimento social e profissional dos enfermeiros que trabalham nunma sala de gessos.
É verdade que me preocupo com esta actividade, a sala de gessos, o reconhecimento da função e tenho questionado os parceiros de qual o nome a ser aceite por todos os profissionais que colaboram e praticam moldes em gessos como actividade dentro da enfermagem.
como técnicos, como enfermeiros gessistas, enfermeiros de sala de gessos, enfermeiros de gessos ortopédicos ou simplesmente e muito bem digo eu,como enfermeiros.
a ordem dos enfermeiros tem nos seus objectivos reconhecer compet~encias adquiridas aos enfermeiros, também as competências dos enfermeiros de sala de gessos são um dos assuntos que gostaria de ver discutido e fosse uma realidade essa "certificação de competências"
Sei e tenho consciência que o valor do acto técnico, como acto médico, não é reconhecido pela carreira de enfermagem, mas é para isso que aqui estou, porque enquanto confeccionador de um molde gessado, mesmo sob prescrição clínica, considero-me responsável pela eficiência técnica da manipulação.

fv disse...

(CONTINUAÇÂO)
Muitas vezes, quando contacto colegas e me pronuncio sobre a minha actividade major, a confecção de gessos, me dizem: mas eu também faço gessos, pois bem, nós queremos os vossos contributos, vamos fazer um registo nacional de enfermeiros com experiência na confecção de gessos, e vamos propor qual o conteudo necessário para uma certificação de competências.
Embora tentasse por várias vezes alterar o texto, não consegui uma palavra melhor para a grande inquietação que é o reconhecimento das competências adquiridas pelo enfermeiro na sala de gesos, por isso utilizei-a várias vezes.
Vamos apreciar a paisagem por este rio acima, mas a organização deixou-nos um tempinho para trabalhar as ideias, mas sobretudo as técnicas, e podemos já a seguir pelo programa proposto observar as experiências em sala de gessos;como a integração dos novos profissionais e o perfil do enfermeiro.
A troca de experiências, é também este, o local indicado, vamos poder ver novos materiais e para isso as firmas Hartmann e Smith e Nephew fizeram um esforço para aqui estarem presentes e darem-nos a conhecer em sessão prática, dando-nos a oportunidade de manipular alguns produtos, já nosos conhecidos, mas muitas vezes não disponíveis nas nossas unidades de serviço.
Desde já me disponibilizo para contribuir como modelo para os moldes que queiram efectuar.
A informação escrita é muito escassa, mas vai aparecendo e quero falar-vos sobre o livro "Execução de aparelhos gessados - Manual para Enfermeiros" do sr. enfermeiro Emídio Cunha, aqui presente, que desde já saúdo. Gostava de levar daqui outros contributos escritos em Portugal, sobre a sala de gessos, os profissionais que os executam, e as suas inquietações.
Deveria nascer, a exemplo de outros grupos de enfermeiros, uma página na Internet, onde fosse possível, questionar, emitir opiniões, colocar dúvidas pertinentes.
Espero no final deste encontro, saber onde, em que data e quem vai organizar o próximo encontro dos enfermeiros de sala de gessos, ou o que decidir-mos aqui ser o melhor.
Sinto uma grande satisfação por poder estar convosco. os meus sinceros parabéns,Bom trabalho e desejo de um excelente passeio. Obrigado