23/11/07

calção gessado

calção gessado unilateral


na mesa de tracção





Programei para hoje substituir um calção gessado que tinha efectuado há dois meses, a um doente, e por se encontrar justo, pelo trabalho muscular que tem feito, ganhou massa muscular na coxa.

Material necessário:
- Malha de gersey Stulpa* 30cc - 1/2 metro

- Malha de gersey Stulpa* 10cc - 1/2 metro

- 06 ligaduras de algodão prensado 20cc

- 06 ligaduras de algodão prensado 15 cc

- 06 ligaduras de Rhena Cast* 12,5
- 04 ligaduras de Rhena Cast* 10

- 1/2 metro de Feltro adesivado 0,5 cc

- 1 par de luvas

- uma bacia com agua morna a 20º



Iniciei por posicionar o doente na mesa de tracção ortopedica, retirei o aparelho gessado anterior e após uma boa higiene, coloquei a malha de gersey de 30 cc na bacia, com um rolo de uma ligadura de algodão de 20cc no abdomen que após a confecção retirei ficando um espaço livre para a dilatação pós pandreal. E coloquei a malha de gersey Stulpa* de 10cc desde a raiz da coxa ao longo do fémur e até abaixo do joelho.


Com o doente bem colocado na mesa de tracção, com os membros inferiores traccionados, e criando uma levitação do doente com o abaixamento de parte da mesa de tracção dei continuidade á execução do gesso.


Colei um pedaço de feltro ao longo do fémur na malha de gersey do fémur, zona de grande pressão do gesso, e na região dorsal tambem colei na malha de gersey.


Com as ligaduras de algodão fazendo circulares na região dorsal e pelvica cruzando para o fémur, e voltando novamente a região dorsal, ficou bem almofadado.


Tambem as ligaduras de Rhena Cast* foram da mesma forma aplicadas, retirando-as da protecção de aluminio, com luvas de protecção calçadas foram hidratadas a 20º .


Foi importante colocar uma tala de Rhena Cast* na face externa da coxa para dar maior resistência ao calção evitando a sua mobilidade e dando resistência onde é necessário.


Com os debroados da malha sobre o gesso terminei com uma ligadura vermelha.


Testei as mobilidades da anca contralateral,após a libertação da mesa e levante, testei o semisentar em cadeira alta.


Aguardo as criticas e sugestões

1 comentário:

Valéria disse...

Olá, meu nome é Valéria Saraiva. Moro no Brasil, Rio de Janeiro. Estou cursando Imobilizações Ortopédicas. Adorei seu Blog. Abraços fraternais