07/06/09

Workshop sobre Imobilizações no ULS Matosinhos- Hospital Pedro Hispano.

Estive presente no dia 06 de Junho de 2009 (sábado) no excelente Workshop sobre Imobilizações no ULS Matosinhos- Hospital Pedro Hispano.

O Serviço de Ortopedia do Hospital Pedro Hispano da ULS de Matosinhos convidou varios enfermeiros para participarem no Workshop sobre imobilizações em ortopedia e traumatologia, tendo como objectivos:

- proporcionar momentos de reflexão e troca de experiências sobre as diferentes abordagens desta temática entre os vários serviços de Ortopedia das instituições envolvidas.

- dar resposta ao convite formulado pelo Hospital de Santa Maria da Feira, dando assim continuidade á organização destes eventos entre as instituições envolvidas.

Do programa constou

Abertura do secretariado e Sessão de Abertura pela Sra Fátima Campos Enfermeira Chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Pedro Hispano, Sra Margarida Filipe Enfermeira Directora do Hospital Pedro Hispano e pelo Dr. Leite da Cunha Director do Serviço de Ortopedia do Hospital Pedro Hispano.

Mesa I - Moderadora Enf. Margarida Filipe

AEPOT- Enf. Carmo Alves apresentou a recente criada Associação dos Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia, e os seus objectivos (aenfermeirospot@gmail.com)(aenfermeirospot.blogspot.com)

Ordem dos Enfermeiros- Enf. Olga Fernandes

Após um excelente coffee Break seguiu-se

Mesa 2 -sendo Moderador o Enf. Luis Botelho do Hospital Privado do Porto

Historia das Imobilizações pelo Enf. Marinho do Hospital de S.João

Imobilizações dos Membros Superiores pelo Enf. Rui Rosas do Hospital Pedro Hispano

Prevenção de Úlceras de Pressão nas Imobilizações pela Enf. Cláudia Sousa do Hospital S.Sebastião

Imobilizações dos Membros Inferiores pela Enf. Emilia Rocha do Hospital Padre Américo

Seguiu-se uma Apresentação de Material de Imobilização pelo Enf. Luis Simões consultor da Firma HARTMANN patrocinadora do evento.

Transportados em dois autocarros os cerca de 100 enfermeiros presentes no encontro, para um excelente almoço de trabalho.

Da parte da tarde,

As imobilizações não gessadas foram uma excelente conferência pelo Enf. Braga

Imobilizações gessadas apresentadas pelo Enf. Emilio.

Lamento ter abandonado a sessão durante a exposição do muito respeitado Enfermeiro Emilio,mas devido ao adiantado da hora se tornou necessário para a minha deslocação para Coimbra.

Apenas agradecer o convite que me foi feito, enaltecer a excelente organização dos Enfermeiros do Serviço de Ortopedia do Hospital Pedro Hispano, da disponibilidade da D. Elisabete da firma Hartmann, de todos os prelectores que souberem transmitir conhecimento, defendendo a sua prática e enaltecendo a vertente cientifica.

Dos participantes, enalteço a atenção e o interesse da plateia em todos os momentos do programa do workshop,do silêncio na sala durante a apresentação dos temas, indicio do interesse da plateia e do debate de ideias nos momentos abertos a questões,sempre tão raro em outros eventos, e da troca de vivências e experiências.

Gostaria de ver publicados os resumos das exposições, caso os seus autores o autorizem.

A todos os envolvidos, os meus sinceros parabens, os Enfermeiros de Ortopedia estão motivados, mas eu espero muito mais dos ENFERMEIROS PORTUGUESES DE SALA DE GESSOS, bem hajam

3 comentários:

Unknown disse...

Achei seu blog o máximo...principalmente no q se relaciona sobre como retirar os aparelhos gessados...Olha depois de tanto procurar é que descobri q não existe a profissão específica de Técnico em Imobilizações Ortopédicas em Portugal...aí são chamadas de enfermeiros de sala de gesso...se não fosse o seu blog jamais descobriria...já escreve ´para hospitais, para clinicas acho q para tudo q pude em Portugal mas ninguém me respondeu..
Aki no Brasil existe essa profissão ha uns anos, ela é nova ...Antes quem realizava esse procedimentos de colocar e retirar o gesso, enfaixar, imobilizar, eram as enfermeiras, mas com a extinção da auxiliar de enfermagem as técnicas de enfermagem ficaram sobrecarregadas e o na verdade o estudo para uma técnica de em enfermagem não abrange tanto, já os enfermeiros com faculdade tbm não o fazem pq cuidam da parte mais teórica, oq causa o acumulo para a área das técnicas, enfim fizeram um curso e uma profissão específica q auxila o médico ortopedista e não precisa ter enfermagem, pois no curso já dão as noçoes q devem ter e enfocam mais a parte da ortopedia a fundo por isso q dizem q são o braço direito do médico ortopedista.casos q precisem de cuidados de enfermaria são encaminhados para as enfermeiras e depois encaminhados para os técnicos em imobilização, enfim o serviço fica divido e não sobrecarrega ninguém...enfim, parabéns pelo blog...

eliaraujo disse...

OLÁ enfermero!
gostei mt do seu blog!
faço parte da 1 turma aki no AMAZONAS no curso técnico em imobilizações ortopedica.
parabéns pelo blog..........
**ELI ARAUJO**

Anónimo disse...

Ola

Eu faço o curso de TIO aqui em Manaus, depois de 10 anos foi inserido o curso aqui no Amazonas, para desafogar as Tec de Enfermagem, porem o Cetam deixa muito a desejar sobre este curso, espero que melhore e passamos aprender mais sobre TIO