05/08/10

aprovada a profissão de técnico em imobilização ortopédica

Deixo aqui uma noticia dos colegas brasileiros que conseguiram ver aprovada e regulamentada a sua profissão, os meus sinceros parabens

NOTÍCIAS
PLENÁRIO / Votações 04/08/2010 - 20h43
Aprovado projeto que regulamenta profissão de técnico em imobilização ortopédica


O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o substitutivo do senador Renato Casagrande (PSB-ES) ao projeto de lei da câmara (PLC 187/08) que regula o exercício da profissão de técnico em imobilização ortopédica. A matéria, que volta à Câmara dos Deputados, permitirá que os técnicos acumulem dois cargos ou empregos, o que a Constituição permite ao profissional de saúde cuja profissão está regulamentada.



Relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o senador Casagrande argumenta, em seu voto, que a aprovação da proposta permitirá ainda o aperfeiçoamento da formação dos técnicos, profissionais que atuam no tratamento de fraturas ósseas e de outras doenças do aparelho locomotor que exigem imobilizações com talas, aparelhos gessados e outros dispositivos.
Ao projeto original foram apresentadas emendas que tiveram por objetivo corrigir vícios de redação e de constitucionalidade. A aprovação foi comemorada por representantes da categoria que acompanharam a votação das galerias do Plenário.

4 comentários:

Unknown disse...

Em 2003 o Conselho Federal de Enfermagem brasileiro aprovou a RESOLUÇÃO COFEN-279/2003
que proibe a confecção, colocação e retirada de aparelho de gesso e tala gessada, por profissionais de enfermagem.

Essa resolução deveria ter sido, na minha opinião, meramente temporária, enquanto não se criassem, com carácter de urgência, cursos de especialização em enfermagem ortopédica. Ora, desastrosamente, essa formação especializada não se criou, o que permitiu o nascimento de mais uma profissão que vem invadir o espaço da enfermagem.

Penso que os enfermeiros não estão de parabéns e os doentes, provavelmente, também não.

Prof: Ari disse...

Nunca que o técnico em gesso ortopédico invadiu a enfermagem, e sim a enfermagem que invadiu o gesso, tudo isso por conta de donos de hospitais e ortopedista dono de clinica, que quer que o enfermeiro e o tec de enfermagem façam tudo dentro do setor, já que vc prefere ser um escravo hospitalar siga em frente, nos tec em gesso existimos a muito tempo, você nem sonhava em nascer viste meu site wwwimobilizacoesortopedicas.blogspot.com peço que estude mais um pouco sobre a profissão de gesso ortopédico e desde quando existe técnico em gesso no hospital. o dia que enfermeiro aqui no Brasil souber fazer gesso, ortopedista que é ortopedista de 10 você tira uns 2 que sabe fazer gesso, imagina enfermeiro aqui no Brasil.

fv disse...

Bom Dia Prof Ari, obrigado por visitar o meu blog, embora não seja amável nas suas palavras, agradeço e publico o seu comentário, as realidades serão diferentes nos nossos países, não temos cá a profissão "técnico em gesso ortopédico ".
Nós por cá e para bem do doente, digo eu, temos como princípio ser o profissional mais habilitado e capacitado a fazê-lo.
com os meus cumprimentos, sou Fernando Venda

Anónimo disse...

´Prezado professor Ari
As imobilizações ortopédicas não fazem parte do rol de atribuições da enfermagem,sugiro que consulte a grade curricular do curso de 1200 horas do técnico de imobilização ortopédica(TIO),oportuno esclarecer que curso de nivel técnico com carga horária de 1200 horas a exemplo da grade curricular de técnico de enfermagem;não contempla especializações somente curso superior exemplo:Médico com especialização em cardiologia,não podemos fazer um curso de Imobilização com 1200 horas e especialização em enfermagem e vice e versa.
Quaquer dúvida entre em contato com ASTEGO:www.astego.org.br
Aylton Fernandes dos Reis
Presidente Nacional da ASTEGO