28/02/07

Como se faz uma imobilização gessada

Senti a necessidade de escrever as estórias passadas e contadas nesta sala de gessos, e de como me ajudam a transmitir conhecimentos aos alunos em formação.
As técnicas de gessos estão por demais apresentadas em sebentas e livros técnicos que podem ser consultados, e que refiro alguns em bibliografia.
O grande estímulo para elaborar e contar estórias foi dizer a quem quer saber, como se faz um gesso, uma imobilização gessada, e não porque se faz. Os tratados de ortopedia dão-nos todas as indicações de como imobilizar uma fractura, uma entorse, uma lesão ligamentar ou muscular,seja qual for o segmento ou região corporal que atinja.
Em cada momento irei falar de materiais mais usados nas imobilizações, os tipos de imobilização efectuadas, quais os materiais de protecção usados e em que condições, materiais de almofadamento, os posicionamentos adequados para determinadas imobilizações, ajudas técnicas para confecção de "gessos" tais como a mesa de tracção, a gaiola com cabresto, entre outros.
Falaremos de diferenças entre gessos tradicionais e funcionais, e como efectuá-los.
Quando e como usar a malha tubular de jersey na urgência e na sala de gessos.
Acessórios como o tacão, a sola e o rasto de marcha, o estribo para descarga do calcâneo.
As indicações com janelas em "gessos", para pensos e aplicação de crioterapia. A tala de zimmer, a suspensão com ligadura para o membro superior, o velpeau/gerdy.

8 comentários:

Cristiane disse...

Como e onde posso encontrar imagens da tecnica de imobilização do gerdy e do velpeau? Estou fazendo um trabalho e necessito de imagens, figuras..Agradeceria um retorno

fv disse...

Olá Cristiane, obrigado por visitar o meu blog. Do livro onde retirei a técnica é acompanhado com ilustrações, também o livro "Ortopedia e Traumatologia2 do Prof. Adrião Proença na pág. 240 mostra uma imobilização do membro superior com velpeau.
Agradeço o seu contacto para fvenda@hotmail.com.para lhe enviar algumas ilustrações
Boa sorte, bom trabalho

Anónimo disse...

estou trabalhando na area de ortopedia mais encontro muita dificuldade em imobilizaçoes gessada. gostaria que voce me ajudase se possilvel.estou fazendo o curso mais comercei agora.por favor me aguda se poder agradeço. preciso de material com figuras.

Anónimo disse...

olá! gostaria de receber ilustrações sobre técnicas de imobilização com Velpeau, Gerdy entre outras. Se possível, gostaria de referencias bibliográficas. Obrigada!
Meu e-mail evanir.h@bol.com.br

Anónimo disse...

olá!gostei muito do site,fiz o curso de técnico de gesso,estou abrocura de novidade sobre assunto de imobolizacões gessada.obrigada!Meu e-mailluciliabaianhia@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá!!!
Preciso fazer um trabalho com 30imobilizações, com imagens, finalidade e indicação, gostaria que vc me indicasse um site ou que vc me pasasse as imagens por e-mail, preciso com muita urgência!!
Meu e-mail é ligiacmlk@hotmail.com, aguardo resposta!

poseidon disse...

Meu nome é walmir trabalhei na Marinha do Brasil sou tecnico de enfremagem,tecnico de Radiologia Medica e tenho o curso de aparelho gessado realizado na fagam em 1996 hoje me encontro aposentado e voltei a trabalhar no hospital regional aqui em aquidauana-MS e tento sempre fazer os aparelho gessado conforme aprendi em todos meus trinta anos de trabalho na Marinha mas venho encontrando dificuldades junto ao colega de trabalho e até critica e gostaria mas informaçoes e até apostilha com fotos e outros metodos de aparelho gessado, meu email é walmir96@hotmail.com e até esta imobilização gerdy e velpeau aguardarei seu contato e peço sua permissão para vasculhar toda suas historia e metodos.

Anónimo disse...

meu nome e cleber sou tecnico em enfermagem trabalho em uma clinica e faço o gesso na ortopedia, mas gostaria de me aprofundar mas ainda, nao tenho o curso de gesso, mas adoro esta nova oportunidade, gostaria que me enviasse um site que me desse todo o assunto e imagens de como fazer as imobilizaçao de gesso